Por que a maioria das pessoas não encontra motivação na atividade física? O modelo atual é uma forma inclusiva e sustentável de treinamento? Como a “indústria do corpo” se tornou uma aliada da obesidade e do sedentarismo, por mais paradoxal que isso possa parecer? Especialista em treinamento integral aliado à qualidade de vida, Nuno Cobra Jr. traz neste que é seu primeiro livro as respostas para essas e outras perguntas.
Descubra porque o “fast training” não é indicado para mais de 90% da população. Neste sistema, o treinamento foi empacotado e formatado, dentro de uma lógica comercial e vendável de curto prazo. O treinamento se transformou em uma área estética, em que o foco é ganhar músculos e perder peso no menor tempo possível. Mesmo que à custa de uma destruição metódica do corpo.
Este livro é um alerta sobre o que a sociedade de consumo fez com o nosso corpo. Estrategicamente, ele foi transformado em um bem de consumo, uma “roupa” que usamos como forma de aumentar o poder de sedução e o status social. É possível pensar a cultura do corpo como uma “cultura do narcisismo”, em que os indivíduos estão obcecados por ilusões de perfeição física, esmagados pela proliferação de imagens e pelo consumismo.
Esse modelo alimenta diversos segmentos, como a indústria do emagrecimento, dos suplementos, das clínicas de estética, das técnicas cirúrgicas milagrosas, além da indústria farmacêutica e da própria indústria do fitness. Juntas, elas representam um grande problema de saúde pública na atualidade.
O corpo do qual o método Nuno Cobra fala é de outra ordem: um corpo sagrado, natural, equilibrado e profundo. Um corpo intimamente ligado à mente, às emoções e ao espírito, e que se transforma no principal agente de liberdade e sabedoria. O corpo é a forma mais simples e genial de se acalmar a mente, o “eu”, responsável por nossos desequilíbrios e angústias.
m O Músculo da Alma – A chave para a sabedoria corporal, Nuno Cobra Jr. propõe uma ruptura com os métodos atuais de treinamento, considerados por ele ultrapassados, levantando a bandeira do “treinamento integral”, que une corpo, mente, emoção e espírito. Um treinamento que contempla todos os tipos físicos e respeita os limites corporais de cada um.