Ensaio Sobre o Futuro é uma narrativa alucinante, passada num período de 60 dias, que conta como a vida de um casal muda de forma dramática quando ambos compram no mesmo dia, em lugares diferentes e sem motivo aparente, um livro chamado Conjectura. O casal e um pequeno grupo de pessoas que os cerca possuem características físicas e mentais surpreendentes a respeito das quais sentem apenas os efeitos difusos sem percebê-las diretamente.
Induzido por ideias contidas no chamado “livro da coruja”, Luciano decide fazer uma ressonância magnética e descobre que possui uma anomalia representada por duas circunvoluções a mais no lobo frontal do seu cérebro.
O casal tem uma filha adotiva cuja mãe biológica desapareceu misteriosamente e só reaparece no final do romance com uma história incrível. Sob a influência desses acontecimentos, Luciano se envolve em política e nesse processo acaba descobrindo coisas que sequer poderia imaginar sobre si mesmo.
Os mistérios envolvendo o desaparecimento, as ressonâncias e anomalias e a mensagem contida no “livro da coruja” estão interligados desencadeando vários desdobramentos inesperados.
A estrutura deste romance é inovadora por se tratar de um livro pequeno inserido em outro maior, cada um mantendo a sua individualidade e escritos em uma linguagem própria, porém totalmente integrados no desenrolar da narrativa que envolve ciência, poder, sensualidade e mistérios que vão se formando ao longo da história.
Conjectura, ou “livro da coruja”, é um ensaio verdadeiro, premiado no Concurso Internacional de Literatura de 2015, promovido pela União Brasileira de Escritores (Prêmio Vianna Moog). Conjectura trata do funcionamento do inconsciente e especula de forma coerente sobre a evolução mental do homem em futuro próximo e permite aos leitores "entrar" na história e sonhar...