O trabalho de Sonielson Luciano de Sousa apresenta a rara qualidade de situar-se no limiar entre duas grandes tradições de pensamento, sem, no entanto, apoiar-se demais em nenhuma, nem escolher uma, o que desqualificaria a outra. Trata-se de um esforço teórico sem descanso de procurar ser fiel a ambas as tradições, captar muitas de suas minúcias, sabendo, é claro, que este tentame de diálogo é provisório, aberto a muitos desdobramentos e exigente de estudos mais aprofundados, sobretudo no campo da linguagem em que foram concebidos. “Imanência e Transcendência: chaves de leitura entre o Budismo e o Cristianismo” visa conhecer um pouco sobre o Diálogo Interreligioso entre o Budismo e o Cristianismo, tendo como dois pilares desta construção dialógica Frank Usarski e Henri de Lubac. O eixo primordial no qual esta via de troca se dá, fundamenta-se na obra de Mestre Eckhart, conhecidamente elogiada por seguidores do Budismo.
É sobretudo um trabalho de interesse para estudantes de filosofia, ciências da religião, bem como todos aqueles interessados em colher sempre um ensinamento diante do Absolutamente Outro.
Rochelle Cysne Frota D'Abreu - mestre e doutora em Filosofia (Unicamp), professora titular da Universidade Católica de Brasília