Uma aventura que mostra a esperteza de Rainot, e vai da sua infância,que vivia aprontando e correndo atrás de um bode, figura de um animal característico do nordeste brasileiro, e que faz parte da cultura desse povo. Até passando pela sua adolescência e sua loja de santos, até se tornar adulto. Das suas brincadeiras com suas espertezas de criança até a sua loja de santo e a sua funerária. Rainot é um espertalhão que, usa sua esperteza, ou como ele mesmo costuma dizer seu jeitinho para se dar bem, mas Rainot é uma pessoa pura de coração.
ele tem um amigo que vivi contando histórias para ele, na tentativa que ele mude. Ele gosta das histórias, mas se puder usar o seu jeitinho, não pensa duas vezes e usa. Mais por ser um ser não temeroso a nada e ser de coração puro. Certa noite ele dorme e pela manhã não se acorda é quando ele aparece no inferno.
sem saber de nada Rainot, será usado como o intercessor daquelas pessoas, para salvá-las, usando sua esperteza e resolvendo um super-enigma, que lhe dará direito a fazer um pedido. E o seu pedido terá que ser salvar todas as almas daquele lugar e as levá-las para o céu.
Lá descobre que foi usado pelo senhor Jesus Cristo que aqui na terra está disfarçado de deputado. Pois todos os julgariam, mas ninguém poderia imaginar que Jesus usaria essa imagem para vim até nós. Rainot então pede a Jesus para voltar à terra novamente, mas na vida que sempre sonhou, vida essa que Jesus mesmo diz, que ele não aguentaria nem três minutos.
Uma história simples e engraçada de algumas espertezas, de um homem de coração puro, que usa seu jeitinho para enfrentar alguns problemas ou situações impostas pela vida, que a grande maioria da população não usaria para se da bem, mas que Rainot as usa, por ter tido algumas dificuldades e essas terem marcado a sua vida.