Em Racismo Gourmet, você vai encontrar várias das provocações e questionamentos de Alexandra Loras, bela mulher negra, ex-consulesa da França em São Paulo, que conquistou a elite e a mídia brasileiras em menos de dois anos. Ela nasceu em uma família branca racista, única negra entre cinco irmãos, de uma mãe que se casou nada menos do que quatro vezes e um pai de uma tribo na Gâmbia.
Embora tenha nascido e crescido na periferia de Paris, ela estudou nas melhores escolas da França e, desde cedo, conviveu com famílias riquíssimas. Também estudou na Sciences Po, foi apresentadora de TV e se casou com um diplomata francês, descendente de uma das mais aristocráticas famílias do país.
No Brasil, Alexandra finalmente descobriu que poderia e deveria falar. E fez isso muito bem!
Frequentando a poderosa elite de São Paulo, não apenas descobriu, mas sentiu na pele, um pesado e deselegante racismo, que grande parte dos brasileiros prefere simplesmente ignorar.
Racismo Gourmet fala não apenas sobre o racismo e o preconceito que Alexandra enfrentou e enfrenta todos os dias, mas também propõe soluções.
O livro é uma deliciosa conversa, um pingue pongue surpreendente conduzido pela jornalista Darlene Dalto.
Sobre a autora:
Darlene Dalto é jornalista em São Paulo. Entre outros livros, escreveu Processo de Criação, ganhador de dois Prêmios Jabuti, uma série de 29 entrevistas sobre o assunto com Antonio Fagundes, Angeli, Arnaldo Jabor, Bibi Ferreira, Bob Wolfenson, Caio Fernando Abreu, Dinho Ouro Preto, Hector Babenco, Marcelo Rubens Paiva, Maria Adelaide Amaral, Nizan Guanaes e Tom Jobim, entre outros. Trabalhou no Jornal da Tarde e O Estado de São Paulo.