Voltado para os teóricos e pesquisadores em Ciências Humanas, este livro também é indicado a estudantes de Comunicação de graduação, mestrado e doutorado, podendo ser lido pelo grande público interessado na aproximação entre ciência e espiritualidade. Um dos objetivos deste livro é investigar a comunicação que o ser estabelece consigo mesmo, na constituição de um ego social e fora dele. Essa necessidade de pesquisar esse algo fora do ego e que remete ao eu criou uma ponte necessária entre o pensamento ocidental e o misticismo oriental. O segundo objetivo, que é um desdobramento deste primeiro, é a constituição de uma nova ciência do ser, que utilizando os recursos da Psicologia Transpessoal, da Comunicação Transpessoal, da Filosofia enquanto Metafísica e da Ciência enquanto método e corpo de conhecimento, inaugurou um estatuto voltado para o autoconhecimento. Este autoconhecimento, no entanto, parece nos levar àquilo que os mestres orientais chamam de " Iluminação". Por isso, nesse sentido, este trabalho procura desenvolver uma investigação cuja abordagem inclui inevitavelmente o percurso do ser no processo da "Iluminação".
A Autora usa a Programação Neurolinguística, o Eneagrama, a Comunicação Transpessoal para abordar a diferença entre a Comunicação do Ser e a Comunhão dos Avatares. E é nessa interseção de conteúdos distintos, nessa aproximação entre o ocidente e o oriente, que este trabalho toma fôlego e o seu desdobramento traz à tona a questão da consciência como agente propulsor da transformação que pode ocorrer na comunicação interior do ser.
PhD em Comunicação, a Autora foi durante muitos anos Professora da Universidade Federal Fluminense na área da Comunicação Social, pesquisando e ministrando aulas para alunos de graduação, mestrado e doutorado, em Teoria da Comunicação, em publicidade, teatro, literatura e arte.