Situado num mundo fantástico, o livro Crônicas de Terra de Além Mar - o Despertar do Dragão traz a história do pequeno aurum, Tilbor Surreboriet. Filho de um casamento proibido, Tilbor descobre que seu irmão gêmeo, tido como morto, encontra-se no extremo de Além Mar.
Ao avistar um espírito da floresta, o pequeno aurum recebe a metade de uma flauta repleta de encantamentos antigos e a incumbência de reencontrar seu irmão, Talbor e, assim, unir a outra metade. A jornada de Tilbor o leva a um ambiente que se divide em belezas naturais e,em outros momentos, em territórios sombrios.
Nesta história, Tilbor se une a cinco Illustras, um povo acolhedor e que foram traídos pelos Tenebris, que romperam um acordo de paz lavrado há milhares de anos. Ao se conhecerem, descobrem que o objetivo, tanto de Tilbor, quanto dos Illustras, encontra-se na Cidadela de Aérion. Assim, unidos, trilham todas as aventuras e descobrem as maravilhas e temores de um mundo com suas próprias características. No decorrer dessa travessia, são atacados por espectros, feras, além de conhecerem outros povos.
A história atinge seu clímax quando, ao alcançarem seu objetivo: encontrar Talbor e buscar apoio da Cidadela de Aérion na luta contra os Tenebris, eles descobrem que, para derrotar a arma principal dos Tenebris - Benehit, o pai dos dragões - é preciso acordar um dragão de luz, adormecido na Ilha de Guimérion.