Aqui não se trata apenas de mais um livro de Capoeira: trata-se de dois filósofos contemporâneos a pensar Capoeira! A Capoeira tem que se alimentar mais dessa faceta do jogo, que com certeza o enriquece em muito, e por esse resultado positivo seremos sempre gratos. A essência do conhecimento acontece, muitas vezes, numa simples troca de experiência entre duas pessoas como a dos protagonistas deste livro, que demonstram também conhecimento acadêmico.
Mestre Tabosa
Recebo essa ‘chamada ao pé do birimbáu’, por parte desse Irmão da Roda e da Vida, o Mestre Squisito, Reginaldo Silveira Costa, para ‘entrar no meio do jogo’, dele e do Professor Filósofo, Dolf van der Schoot... Camarás habilitados e rápidos de pensamento encetam, quase ‘travam’ um salutar embate/encontro a respeito da nossa querida Arte Capoeirana (...) Assim, digo ao Leitor que jogue o jogo, ’entre na manha’ e com eles aprenda e participe, se deliciem nessa roda intelectual interessantíssima a propósito da nossa Capoeira, Sabedoria popular do Brasil, imensa e versátil, hoje esparramada mundo a fora, aqui, por eles tão bem discutida em exercício dialogal tão rico e bem tramado, muitíssimo bem jogado.
Mestre Angoleiro
Diálogos Filosóficos – Educação, aprendizado e crescimento na capoeira, elaborado pelo Mestre Squisito, em co-autoria com Dolf van der Schoot, conhecido como Professor Filósofo, é um livro de muitos méritos. Eu até diria mais do que isso. É um livro necessário. Estamos em um momento de inflexão na história da capoeira. Ao mesmo tempo em que o Estado volta seus olhos para a nossa luta e dá partida em uma série de processos (aos trancos e barrancos, é verdade!) de reconhecimento e valorização desse patrimônio, a comunidade da capoeira é chamada a refletir sobre suas formas de organização, suas práticas e seus valores. Talvez seja exatamente esse o ponto em que se encontra a maior relevância desses Diálogos Filosóficos: a contribuição que traz para a necessária e urgente autocrítica da comunidade de mestres, professores, pesquisadores e praticantes da capoeira.
Mestre Luiz Renato