A publicação deste livro é de suma importância para a classe acadêmica e para os gestores que visam um melhor posicionamento no mercado, através do uso da informação e do conhecimento como recursos intangíveis que contribuem para a elaboração de estratégias competitivas, bem como no processo de tomada de decisão.
O livro, voltado para a área da gestão da informação e do conhecimento nos remete para abordagem cognitiva da busca e uso da informação bem como do processo de criação do conhecimento nas organizações no contexto do desenvolvimento sustentável.
Este livro inicialmente faz um relato sobre a era da informação e seu impacto na sociedade. Mostra também como se dá o processo de busca e uso da informação, dentro de uma abordagem didática levando em consideração os aspectos relacionados à necessidade de busca de informações, bem como fazendo revisão sobre os diferentes modelos desenvolvidos por diversos pesquisadores.
Versa sobre a gestão do conhecimento, definindo o que é conhecimento, mostrando os diversos modelos de gestão do conhecimento sob a ótica de diferentes pesquisadores enfatizando as diferentes práticas de gestão do conhecimento que podem ser aplicadas nas organizações, incluindo desde a aprendizagem organizacional, onde as empresas buscam pelas melhores práticas que conduzem a uma maximização do desempenho empresarial, passando pelo benchmarking, coaching, comunicação institucional, educação corporativa, até inteligência competitiva e portal corporativo. Finalizando, o livro traz uma nova visão da Gestão do Conhecimento no contexto do desenvolvimento sustentável, apresentando o Sistema de Gestão do Conhecimento para Indicadores de Sustentabilidade – SIGECIS como uma nova abordagem para implantação de ações sustentáveis integrados à gestão do conhecimento. A aplicação desta abordagem no contexto das organizações poderá revelar a importância e a viabilidade da implantação de um serviço para o compartilhamento e disseminação dos conhecimentos essenciais ao desenvolvimento sustentável.
A metodologia de Gestão do Conhecimento para indicadores de sustentabilidade¬- SIGESIS detêm mecanismos adequados para captar, organizar e armazenar os conhecimentos organizacionais e a partir deles internalizar uma nova conduta que rege para uma atual mais ecológica e socialmente responsável por parte dos agentes sociais.
Waleska Silveira Lira