Considerada a mais misteriosa ilha do Oceano Atlântico, Trindade esconde em suas culminâncias o mais cobiçado tesouro da história da pirataria, o tesouro da Catedral Lima, uma das maiores fortunas em ouro de todos os séculos. A ilha foi palco de batalhas terríveis no mar revolto e profundo, cercado de tubarões famintos. Foi lá onde ficou exilado um príncipe inglês que fora degredado por ter se apaixonado por uma plebeia.
Trindade foi o mais importante entreposto de tráfico de escravos, para onde as belas negras eram levadas para serem seviciadas pelos brancos. Muitas delas fugiam e se atiravam ao mar para morrer jogadas pelas ondas entre as pedras, ou pelos tubarões. Trindade é uma ilha selvagem, de origem vulcânica, e por entre suas frestas misteriosas, se esconderam o valioso tesouro, nunca encontrado. Suas fretas e culminâncias, segundo as lendas, escondem monstros marinhos, e suga para dentro de suas entranhas as pessoas desavisadas, por meio de um fenômeno chamado "chupa". Mortes e desaparecimentos misteriosos, marinheiros e outros aventureiros que se atrevem a desafiar os perigos da ilha são frequentes em toda sua história, desde s sua descoberta, por volta de 1503, por João Alves, um aventureiro português.
Viajar por Trindade, A Ilha Maldita, é percorrer um extraordinário caminho de experiências multifacetadas, numa novela onde Tarcísio Neves nos oferece uma oportunidade ímpar de conhecer a ilha, suas histórias e tramas embutidas na sua existência ao longo de cinco séculos. Jornalista com raro faro peculiar aos grandes repórteres, Tarcísio Neves foi para ilha, em plena ditadura militar brasileira, para fazer uma reportagem para o jornal O Globo, depois de travar uma verdadeira batalha com os militares para convencê-los a deixá-lo viajar para mostrar a ilha para o Brasil. Ele conseguiu, a reportagem foi um sucesso e acabou se transformando neste livro maravilhoso, que ele chama de romance-jornalístico, recheado de histórias e de peripécias intrigantes, envolvendo todos os seus personagens.
Você conhecerá os mistérios da Gruta de Lourdes, do Pico Desejado, da Praia do Príncipe, o lugar onde aquele pobre príncipe teria morrido de saudade e de tristeza longe de sua amada. Saberá como Edmond Halley, o velho e misterioso cientista inglês, descobridor do Cometa Halley, se refugiou na ilha para aprofundar suas pesquisas.
Este foi o primeiro livro de Tarcísio Neves, e que lhe deu reputação como um dos melhores escritores brasileiro da atualidade. Sua história é tão empolgante e extraordinária que seu livro foi escolhido para fazer da parte da Biblioteca Latino-americana da Universidade do Texas-USA.
Lúcia Helena, crítica literária de O Globo, e professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro disse que o livro lhe tocava profundamente por causa da simplicidade de seu texto e pela forma apaixonante como Tarcísio Neves escreve suas histórias e destaca os personagens apaixonantes da ilha. '“Gosto da inteireza de seu texto” - observou ela. Já o falecido escritor Edilberto Coutinho, ganhador do Prêmio Casa Del Américas, com Maracanã, adeus! destacou que Tarcísio, com Trindade, A Ilha Maldita, escrevia seu nome definitivamente na galeria dos grandes escritores brasileiros.
Assim é a obra de Tarcísio Neves, um escritor que nos toca profundamente com a beleza de seus textos e a grandeza de suas histórias, que o leitor também encontrará em seus outros livros, como O Milagre da Forca, Lobos do Sertão, e Superando Desafios - As Dez Regras de Ouro Para o Sucesso nos Negócios e na Carreira Profissional, além de outros que estão a caminho. Mergulhe em Trindade, A Ilha Maldita, e faça uma viagem por este maravilhoso mundo de aventuras. Você certamente irá adorar!