Enéas, o Tático (em latim: Aeneas Tacticus; século IV a.C.) foi um dos primeiros escritores gregos a escrever sobre a arte da guerra.
De acordo com Eliano, o Estrategista[1] e Políbio[2], escreveu vários tratados (Hypomnemata) sobre o tema. O único existente, Poliorcética ou Comentário tático sobre como devem defender-se dos cercos (no grego antigo: Περὶ τοῦ πῶς χρὴ πολιορκουμένους ἀντέχει), versa sobre os melhores métodos para defender uma cidade fortificada. É o primeiro tratado conservado sobre tática militar da literatura ocidental. O capítulo LII de Apparatus Bellicus (também chamado Késtoi) de Júlio Africano, contém uma compilação bizantina de data desconhecida do livro de Enéas.
Este livro como os demais que eu, Josef Svejk, traduzi eles do inglês para o português, possuem alguns erros, como palavras não traduzidas, mas nada que interfira na leitura. Decide por optar a não traduzir os nomes, pois muitos nomes não achei em português, logo iria ficar metade dos nomes em português e a outra em inglês, então decidi deixar todos os nomes em inglês mesmo, mas não é nada que irá interferir na leitura ou impossibilitará pesquisar o nome dessas pessoas e regiões. É até mais fácil achar informações dessas pessoas e regiões com os nomes em inglês. Já deixo avisado tudo isso para não ficarem surpresos com erros, tanto que é um dos motivos do valor baixo desse e dos outros eBook.