Mudanças duradouras para pessoas que desistem fácil, burnouts, O Desmotivado e todos os outros também
Quando decidi começar a me exercitar consistentemente há 10 anos, isso foi o que realmente aconteceu:
• Tentei "ficar motivado". Funcionou algumas vezes.
• Tentei definir metas grandes, audaciosas. Quase sempre falhei.
• Tentei fazer com que as mudanças durassem. Elas não duraram.
Como a maioria das pessoas que tentam mudar e falham, assumi que o problema era eu.
Então, uma tarde - após outra tentativa fracassada de me motivar para o exercício - eu (acidentalmente) comecei meu primeiro mini-hábito. Eu me comprometi a fazer, inicialmente, uma flexão e isso acabou se transformando em um treino completo. Fiquei chocado. Esta "ideia estúpida" não era para funcionar, supostamente. Fiquei chocado novamente quando meu sucesso com esta estratégia continuou por meses (e continua até hoje).
Tive que considerar que talvez eu não fosse o problema nesses 10 anos de resultados medíocres. Talvez minhas estratégias anteriores fossem ineficazes, apesar de serem consideradas, repetidamente, como "o caminho para mudar" em inúmeros livros e blogs.
Minhas suspeitas estavam corretas.
Há uma explicação científica para isso?
Enquanto eu procurava por explicações, encontrei uma infinidade de estudos científicos que tinham respostas, sem ninguém para interpretá-las corretamente. Com base na ciência - onde você encontrará mini-hábitos por todas as partes – estávamos fazendo tudo errado.
Você pode ter sucesso sem a culpa, intimidação e fracassos repetidos associados a essas estratégias, tais como "ficar motivado," resoluções de Ano Novo, ou mesmo "apenas faça". Na verdade, você precisa parar de usar essas estratégias se elas não estiverem gerando ótimos resultados.
A maioria das estratégias populares não funciona bem porque exigem que você lute contra o seu cérebro subconsciente (uma luta difícil de vencer). Apenas quando você começa a jogar com as regras do seu cérebro e levar suas limitações humanas a sério - como os mini-hábitos lhe mostram como fazer - é que você pode obter uma mudança duradoura.
O que é um Mini-Hábito?
Um mini-hábito é um comportamento positivo muito pequeno que você se obriga a fazer todos os dias; sua natureza "pequena demais para falhar" o torna leve, enganosamente poderoso, e uma estratégia superior de construção do hábito. Você não terá escolha a não ser acreditar em si mesmo quando está sempre indo para a frente.
A barreira para o primeiro passo é tão pequena que até mesmo as pessoas deprimidas ou "presas" podem ser bem-sucedidas e começar a reverter suas vidas imediatamente. E se você acha que uma flexão por dia é muito pouco para fazer diferença, eu tenho uma história para você!
Aponte para a primeira etapa
Dizem que quando você aponta para a lua, acaba acertando as estrelas. Bem, isso não faz sentido, já que a lua está mais perto do que as estrelas. Eu discordo.
A mensagem é que você deve apontar muito alto e mesmo se você cair, ainda assim irá chegar a algum lugar. Para ser sincero, eu encontrei o oposto no que diz respeito à produtividade e comportamentos saudáveis. Quando aponta para a lua, você não vai fazer nada, porque é muito longe. Mas quando aponta para a etapa à sua frente, você pode continuar e alcançar a lua.
Eu usei a estratégia dos mini-hábitos para entrar em forma de um jeito que eu nunca havia conseguido antes, ler 10 vezes mais livros e escrever 4 vezes mais palavras. Tudo começou com uma única flexão por dia que eu exigi de mim mesmo. Quão ridículo é isso? Não tão ridículo quando se considera a ciência do cérebro, hábitos e força de vontade.
O sistema de Mini-Hábitos funciona porque é como nossos cérebros são projetados para mudar.