A construção de visão estratégica e de futuro se torna cada vez mais fundamental no mercado, e o mais lógico é que devemos estar preparados para um futuro cada vez menos dependente do passado.
A velocidade de avanço das mais variadas tecnologias, associada à velocidade ainda maior de sua disseminação no mercado, através dos mais variados dispositivos – onde os smartphones são o principal deles, pela união de experiência e portabilidade – criou um desafio muito grande para as empresas e profissionais: o futuro depende cada vez menos do passado.
E essa nova realidade, ainda pouco percebida por grande parte do mercado, torna absurdamente complexo o processo de planejamento estratégico, nas mais diversas dimensões. E, certamente, impacta as exigências e qualificações profissionais.
Nesse cenário, minha visão é que cada vez menos as decisões relevantes serão tomadas baseadas em dados e fatos passados, pelo menos referente às correlações e padrões que possam ser percebidos de forma mais simples, como por exemplo através de regressão linear ou outras técnicas conhecidas de forecasting.
E o futuro irá pertencer às empresas e profissionais com melhor visão estratégica e de futuro.
---
Escola da Visão: uma nova escola de investimento
Dessa forma, proponho para o mercado uma nova escola de investimento baseada em visão, no seu mais amplo conceito, incluindo passado, presente e futuro e a própria visão estratégica.
E, nesse livro, estarei apresentando uma estratégia baseada na Escola da Visão como contraponto a uma das mais antigas estratégias de operação no mercado: o seguidor de tendência.
Minha ideia é, ao invés de termos um seguidor de tendência, termos um seguidor de visão, e irei apresentar a teoria e a prática para isso, tanto para operação discricionário como através de robôs.