Esta é a obra mais famosa do historiador e soldado profissional grego antigo Xenofonte. É a história da jornada de um grupo de soldados gregos que, em 401 a.C, marcharam desde a costa até o interior do império persa, governado pelo rei Artaxerxes.
O livro Anábase retrata a saga do Exército dos Dez Mil, um grupo de soldados mercenários contratados por Ciro, o Jovem, príncipe persa, que desejava tomar o trono do Império que estava em posse de seu irmão, Artaxerxes II. O desenrolar dos sete livros compostos por Xenofonte contam os fatos que levaram, construíram e desdobraram a Batalha de Cunaxa onde o enfrentamento entre os irmãos se concretiza. Nesse contexto, Xenofonte, a convite de Próxeno, acompanha o Exército ao lado de Ciro e partem, então, de Sardis.
Este livro como os demais que eu, Josef Svejk, traduzi eles do inglês para o português, possuem alguns erros, como palavras não traduzidas, mas nada que interfira na leitura. Decide por optar a não traduzir os nomes, pois muitos nomes não achei em português, logo iria ficar metade dos nomes em português e a outra em inglês, então decidi deixar todos os nomes em inglês mesmo, mas não é nada que irá interferir na leitura ou impossibilitará pesquisar o nome dessas pessoas e regiões. É até mais fácil achar informações dessas pessoas e regiões com os nomes em inglês. Já deixo avisado tudo isso para não ficarem surpresos com erros, tanto que é um dos motivos do valor baixo desse e dos outros eBook.