Anais (em latim: Annales) é o título de uma obra histórica escrita por Tácito que relata a vida de quatro imperadores, os que sucederam a César Augusto. As partes da obra que chegaram até a atualidade tratam de grande parte dos governos de Tibério e de Nero.
Os Anais foram a obra final de Tácito. Escreveu ao menos 16 livros, mas os livros 7-10 perderam-se, bem como parte dos livros 5, 6, 11 e 16. O livro 6 acaba com a morte de Tibério e os livros do 7 ao 12 cobriam presumivelmente os governos de Calígula e de Cláudio. Os demais livros tratam do governo de Nero, provavelmente até a sua morte em junho de 68, ou até final desse ano, para depois se juntar às Historiae. A segunda parte do livro 16 perdeu-se (termina narrando os eventos de 66). Não se sabe se Tácito completou a obra ou decidiu terminá-la antes de outros trabalhos que planejasse escrever; faleceu antes de poder trabalhar nas histórias de Nerva e Trajano e do período de Augusto e os começos do império, que havia prometido escrever.
Este livro como os demais que eu, Josef Svejk, traduzi eles do inglês para o português, possuem alguns erros, como palavras não traduzidas, mas nada que interfira na leitura. Decide por optar a não traduzir os nomes, pois muitos nomes não achei em português, logo iria ficar metade dos nomes em português e a outra em inglês, então decidi deixar todos os nomes em inglês mesmo, mas não é nada que irá interferir na leitura ou impossibilitará pesquisar o nome dessas pessoas e regiões. É até mais fácil achar informações dessas pessoas e regiões com os nomes em inglês. Já deixo avisado tudo isso para não ficarem surpresos com erros, tanto que é um dos motivos do valor baixo desse e dos outros eBook.