Nesse momento, em várias garagens do mundo, alguns dos futuros robôs que irão habitar a terra, se assim podemos dizer, estão sendo criados. Evidentemente que a garagem em si é apenas uma metáfora, podendo também ser um avançado laboratório de alguma empresa, ou um quarto de um estudante ou futuro cientista, se não for, literalmente, uma garagem.
Afinal, muitas dos mais inovadores produtos de tecnologia da informação, ou tecnologia da inteligência, como considero mais atual referir, foram criados justamente em ambientes comuns, por mentes e cérebros nada comuns.
E quando eu me refiro a robôs, não existe nenhum paradigma de sua forma, ou seja, pode ser simplesmente um software, ou um firmware, ou um microcontrolador, ou um micro dispositivo, ou uma outra coisa baseada em IoT, ou um humanoide, ou um braço industrial ou manipulador mecânico, ou um celular, ou um veículo aéreo não tripulado ou VANT, ou servidores em nuvem, etc., etc.
Ou ainda um híbrido de tudo isso, como por exemplo um robô controlando outros robôs.
O que buscaremos inicialmente, na verdade, será descobrir nas garagens justamente o problema ou necessidade que esses robôs buscam endereçar, para após explorar suas funcionalidades e como eles podem ser materializados de alguma forma. Ou seja, nessa série de livros, iremos tentar abrir as portas dessas garagens, de forma virtual, evidentemente, utilizando exclusivamente as chaves da imaginação.
Sendo muito otimista, talvez algumas dessas ideias que irei apresentar, a cada livro da série, sejam tão novas que a própria garagem nem exista ainda, ou seja, ninguém ainda pensou na ideia, muito menos está trabalhando nela. Na verdade, não há como ter certeza disso, a menos que você encontre algo similar publicado ou registrado em algum lugar. Como eu não teria como fazer uma pesquisa com essa extensão, nesse caso, fique à vontade para fazer sua própria pesquisa e se for o caso iniciar seu próprio projeto em sua própria garagem, se assim considerar relevante.
E, sendo muito pessimista, talvez nenhuma dessas ideias sejam tão novas, ou ainda, viáveis, por maior que seja nosso esforço para que isso não aconteça.
Seja como for, como a série não irá terminar nesse primeiro livro, uma hora chegamos lá!